Curso de Apicultura do SENAR/MT é realizado no Assentamento Chico Mendes através da Prefeitura Municipal

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou entre os dias 27 de junho a 01 de julho, o curso de Apicultura pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O curso teve como objetivo capacitar agricultores sobre as técnicas de produção e manejo em Apicultura. Participar do curso é um dos pré-requisitos para o recebimento de caixas de apicultura do Programa MT Produtivo Apicultura da SEAF/MT e do Programa Municipal de fomento a Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura (Mais Mel).

Para o Secretário de Agricultura Vagner Meira, a apicultura é uma importante alternativa de renda e fonte de segurança alimentar da Agricultura Familiar do município, além de ser aliada da preservação ambiental.

O curso na sede da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Chico Mendes, envolveu 12 moradores do assentamento e comunidades vizinhas. A carga horária do treinamento foi de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, ministradas pelo instrutor credenciado pelo SENAR, o Apicultor Leonel Alves Pereira.

O conteúdo programático no curso foi: Importância social e econômica da Apicultura; História da apicultura; Colmeia padrão; Utilização de EPI; Anatomia da abelha; Polinização; Acessório da colmeia; Alimentação artificial; Classe e função das abelhas; Localização e implantação de apiários; Povoamento do apiário; Manejo para entressafra; Preparo da colmeia; Captura ativa e passiva de abelhas; Colheita, transporte e processamento do mel; Normas dos órgãos fiscalizadores e outros.

No encerramento do curso foram entregues 12 caixas de apicultura cedidas pela SEAF/MT, 01 fumigador e 02 macacões de apicultura. O curso foi realizado em parceria com o Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos e a dos Produtores Rurais do Assentamento Chico Mendes.